09h00 - Inscrições - saiba mais
09h00 -
Auditório da Escola de Música e Belas Artes do Paraná - EMBAP -
Oficina de
Composição
20h00 -
Pré-Concerto
20h30 - Capela Santa Maria -
Ensemble Platypus -
Viena - saiba mais
Terça-feira, 20 de agosto de 2013
09h00 -
Auditório da Escola de Música e Belas Artes do Paraná - EMBAP -
Oficina de
Composição
14h00 - UFPR Setor Deartes - Inscrições 2 - saiba mais 14h30 - UFPR Setor Deartes - Palestra Marcos Balter
20h00 -
Pré-Concerto
20h30 - Capela Santa Maria - Myotis Kollektiv - Bremen - saiba mais
Quarta-feira, 21 de agosto de 2013
09h00 -
Auditório da Escola de Música e Belas Artes do Paraná - EMBAP -
Oficina de
Composição 14h30 - SESC Paço da Liberdade -
Mesa-Redonda Composição musical, Hoje
17h00 -
Pré-Concerto 17h30 - SESC Paço da Liberdade -
Daniel Vargas
- violão - saiba mais
20h00 -
Pré-Concerto
20h30 - Capela Santa Maria - Ensemble cross.art - Stuttgart -saiba mais
Quinta-feira, 22 de agosto de 2013
09h00 -
Auditório da Escola de Música e Belas Artes do Paraná - EMBAP -
Oficina de
Composição
14h30 - SESC Paço da Liberdade - Mesa-redonda Política para a Música de Hoje
17h00 -
Pré-Concerto
17h30 - SESC Paço da Liberdade -
Alexandre Torres Porres, Del Nunzio, Falleiros, Fenerich, Caron & Guerra - saiba mais
20h00 -
Pré-Concerto
20h30 - Capela Santa Maria - Adam Marks - piano -saiba mais
Sexta-feira, 23 de agosto de 2013
09h00 -
Auditório da Escola de Música e Belas Artes do Paraná - EMBAP -
Oficina de
Composição
14h30 - SESC Paço da Liberdade - Mesa-redonda Eletrônica e improvisação
17h00 -
Pré-Concerto
17h30 - SESC Paço da Liberdade -
cross.art: Oficina de Composição - saiba mais
19h15 -
Pré-Concerto
20h00 - Capela Santa Maria - Camerata Antiqua de Curitiba,
Maestro João Guilherme Ripper - saiba mais
Sábado, 24 de agosto de 2013
09h00 -
Auditório da Escola de Música e Belas Artes do Paraná - EMBAP -
Oficina de
Composição
14h30 - SESC Paço da Liberdade - Mesa-redonda Composers on the move
16h00 - SESC Paço da Liberdade - ao passo que... o Corpo do EsPaço | Eletroacústica - saiba mais
17h45 -
Pré-Concerto
18h30 - Capela Santa Maria - Camerata Antiqua de Curitiba, Maestro João Guilherme Ripper - saiba mais
20h00 -
Pré-Concerto
20h30 - Teatro da Reitoria -
Orquestra Filarmônica da UFPR & Platypus Ensemble, Maestro Jaime Wolfson - saiba mais
Domingo, 25 de agosto de 2013
09h45 -
Pré-Concerto 10h30 - Teatro Guaíra -
Orquestra Sinfônica
do Paraná -
Concerto de Encerramento da
II Bienal Música Hoje -
Final do II
Concurso Nacional
de Composição Música Hoje - saiba mais
O Ensemble Platypus apresenta na segunda-feira o concerto de abertura da II Bienal Música Hoje. A Associação e Ensemble Platypus ("ornitorrinco", em inglês) foi fundada e tem seu centro de trabalho em Viena, na Áustria, porém suas atividades se expandem para muito além de quaisquer fronteiras políticas, geográficas ou estéticas.
O Ensemble, fundado em 2008, vem se apresentando em diversos países do mundo, sempre pesquisando um repertório internacional e
pluralista através de intercâmbios e abrangentes chamadas por partituras, porém com o foco concentrado principalmente no
trabalho de jovens compositores. E é essa a proposta deste concerto: para sua viagem à Ámerica do Sul em 2013, o
Platypus apresenta composições de Jovens da Europa e América Latina em um programa que balança entre peças
novas e novíssimas, até a já clássica "Sonata Nº 6" de Galina Ustwolskaya. back to top
Serviço:
Ensemble Platypus
Programa: Purgina, Beste, Eizirik, Aoki Navarro, Romero, Pelisch, Martinelli e Neyrinck
Data: 19 de Agosto, Segunda-Feira
Local: Capela Santa Maria
Horário: 20h30 (Pré-Concerto às 20h00) Ingresso: R$ 5,00 (preço único)
Aug.19th – 8.30PM
Platypus Ensemble | Vienna
The Platypus Ensemble presents on Monday the opening concert of the Second Biennial Music Today. The Association and Ensemble Platypus was founded and has its working center in Vienna, Austria. Their activities however, are expanding far beyond any political, geographical or aesthetic boundaries. The Ensemble founded in 2008, has been performing in many countries around the world. It is always in search for an international repertoire and pluralistic exchanges and calls for comprehensive scores, but with its focus primarily concentrated on the work by young composers. And this is the purpose of this concert: for its trip to South America in 2013, Platypus presents compositions by young composers from both Europe and Latin America in a program that comprises from both the new and the newest scores, plus the now already classic Galina Ustvolskaya's "Sonata No. 6".
Service:
Platypus Ensemble
Date: August 19th , Monday
Location: Capela Santa Maria
Time: 20h30 (20h00 Pre-Concert talk)
Admission: R$5.00 (single price)
20 de agosto- 20h30
Myotis Kollektiv | Bremen
A II Bienal Música traz em seu segundo concerto o Myotis Kollektiv, de Bremen (Alemanha), grupo de artistas interessados em construir uma plataforma de criação e execução de música contemporânea que inclua improvisação e música eletrônica. O grupo denomina-se "coletivo" por ser uma organização mutável, que a cada projeto renova seus objetivos estéticos conforme os diferentes pontos de vistas, experiências culturais, qualidades compositivas, interpretativas e de improvisação de cada artista participante.
O concerto, como objeto estético apresentado ao publico, é resultado do processo coletivo e laboratorial onde compositores e
intérpretes experimentam novas possibilidades sonoras. A experimentação propicia aos ouvidos do compositor o potencial
sonoro de cada instrumento, elaborado eletronicamente ou não. Uma prática efetiva para desenvolver uma composição
musical, levando-se em conta a variabilidade e o grande número de possibilidades sonoras a que as novas técnicas de
instrumentação e elaboração eletrônica exploradas hoje, na expressão sonora, nos desafiam.
O concerto do dia 20 de agosto apresenta os resultados do projeto que já acontece em Bremen, junto aos compositores da "Hochschule
fur Kunste – Bremen". A possibilidade de integrar artistas com diferentes habilidades em um concerto onde estas diferenças se
somam em um único e particular objeto estético será apresentada ao público nesta oportunidade única para descobrir
um mundo sonoro novo e inquietante, amplificado pelas possibilidades de manipulação sonora através da eletrônica, e pelo trabalho
conjunto e próximo entre interpretes e compositores. back to top
Serviço:
Myotis Kollektiv
Programa: Wassiljev, Chen, Karsadi e Haas
Data: 20 de Agosto, Terça-Feira
Local: Capela Santa Maria
Horário: 20h30 (Pré-Concerto às 20h00) Ingresso: R$ 5,00 (preço único)
Aug.20th - 8.30PM
MyotisKollektiv | Bremen
The Second Biennial "Music Today" brings for its second evening concert the Myotis Kollektiv, from Bremen (Germany). A group of artists interested in building a platform for the creation and performance of contemporary music including improvisation and electronic music. The group is called "collective" because of its variable organization that renews itself in its aesthetic aims according to different viewpoints, cultural experiences, and compositional, interpretative and improvisational qualities of each of one of its members.
The concert is presented to the public as the result of a collective process and also a laboratory where composers and performers experiment with new sonic possibilities. The experimentation provides the composer's ears with the sonic potential of each instrument, electronically prepared or not. One effective practice to develop a musical composition takes into account the variability and the large number of sound possibilities that new instrumentation techniques and electronic preparation explored nowadays in sound expression do challenge our perception. The Aug. 20th concert presents the project results of what is already happening in Bremen, in close work with the "Hochschule für Künste - Bremen" composers. The possibility of integrating artists with different skills in a concert where these differences add up to a unique and particular aesthetic object will be presented to the public in this unique opportunity to discover a new unsettling sound world, amplified by the possibilities of sound manipulation through electronics, and by performers and composers working in close relation.
Service:
MyotisKollektiv
Date: August 20th , Tuesday
Location: Capela Santa Maria
Time: 8.30PM (8PM Pre-Concert talk)
Admission: R$ 5.00 (single price)
21 de agosto - 17h30
Daniel Vargas | Violão
Em seu terceiro dia, a II Bienal Música Hoje dá início à sua série de concertos vespertinos no SESC Paço da Liberdade.
Quem abre esta série é o violonista e compositor radicado em Curitiba Daniel Vargas, com um recital de violão solo. Aluno da Escola de
Música e Belas Artes do Paraná, Daniel Vargas é dos nomes em ascensão que mais vem se destacando na cena da música nova em
Curitiba. Integrante do ensemble Nih-Nik, grupo curitibano dedicado à performance e pesquisa de música contemporânea, vinculado
ao Grupo de Pesquisa Núcleo Música Nova (que conta com membros de diversas instituições paranaenses, como EMBAP, FAP, UFPR e
Orquestra Sinfônica do Paraná), o violonista representa, concomitantemente, a música nova realizada hoje em Curitiba, e os novos talentos
deste cenário. No concerto, a obra Os olhos de Chenrezig II, do próprio Vargas, dialoga com o Percussion Study IV- EXOSKELETON do compositor
brasileiro Arthur Kampela no campo comum da viola alla chitarra; a Sequenza XI completa o concerto em uma homenagem ao compositor italiano
falecido há dez anos. back to top
Serviço:
Daniel Vargas, Violão
Programa: Vargas, Kampela e Berio
Data: 21 de Agosto, Quarta-Feira
Local: SESC Paço da Liberdade
Horário: 17h30 (Pré-Concerto às 17h00) Ingresso: Entrada Franca
Aug.21th - 5.30PM –
Daniel Vargas | Guitar
On its third day, the Second Biennial Music Today begins its series of evening concerts at SESC Paço da Liberdade. The guitarist and composer based in Curitiba, Daniel Vargas opens this series with a solo guitar recital. He is an undergraduate student at the School of Music and Fine Arts of Paraná. Daniel Vargas is one of the most important rising names in the new music scene in Curitiba. Member of ensemble Nih-Nik, a Curitiba based group dedicated to the study and performance of contemporary music, linked to the New Music Research Group (which comprises members from many different institutions in Paraná, such as EMBAP, FAP, UFPR and Paraná Symphony Orchestra). He represents the new music made presently in Curitiba, and new talent this scenario. In this concert, his own composition "The Eyes of Chenrezig II" establishes a dialogue with Arthur Kampela's Percussion Etude IV- exoskeleton featuring the viola alla chitarra. Closing the recital, Sequenza XI by Luciano Berio, a homage to the Italian composer who died ten years ago.
Service:
Daniel Vargas, Guitar
Date: August 21st , Wednesday
Location: SESC Paço da Liberdade
Time: 5.30PM (15PM Pre-Concert talk)
Admission: Free admittance
Em seu projeto "NOVO BRASIL!", o ensemble cross.art (Stuttgart, Alemanha) se propõe a pesquisar e apresentar a nova música brasileira e o trabalho de compositores atuantes em uma cena internacional mais ampla. A idéia deste projeto surgiu do rico e profundo trabalho do ensemble em sua primeira viagem ao Brasil em 2011, durante a I Bienal Música Hoje, onde os músicos descobriram uma riqueza e originalidade para além da famosa música popular, e desenvolveram um novo olhar também para a nova música de concerto.
O ensemble cross.art foi fundado em 2008 com o objetivo de trabalhar novas obras diretamente com seus compositores, assim como a relação da música com outras formas de arte. Um outro importante aspecto do trabalho do cross.art é o intercâmbio entre as diversas culturas musicais. Originalmente centrado em Stuttgart, na Alemanha, o ensemble é um grupo de músicos de altíssimo nível das mais diversas origens geográficas. Em seus vários anos de trabalho, o ensemble já se apresentou em diversos países da Europa, América e Ásia, além de várias cidades alemãs.
Para o projeto "NOVO BRASIL!", o cross.art vem a Curitiba com Saeko Takayama (violino), Celíne Papion (violoncello) e Junko Yamamoto (Piano). back to top
Serviço:
ensemble cross.art
Programa: Mello, Balter, Dottori, Nascimento, Crowl, Nassif e Riederer
Data: 21 de Agosto, Quarta-Feira
Local: Capela Santa Maria
Horário: 20h30 (Pré-Concerto às 20h00) Ingresso: R$ 5,00 (preço único)
Aug.21st - 8.30PM
ensemble cross.art | Stuttgart
In its project "NEW BRAZIL", the ensemble cross.art (Stuttgart, Germany) proposes to research and present New Brazilian music and the work of composers active in a broader international scene. This project's idea came from the deep rich ensemble work on its first trip to Brazil in 2011, during the First Biennial Music Today, where musicians discovered the richness and originality beyond the already world famous popular music. They also developed a new look for the new concert music.
The ensemble Cross.art was founded in 2008 with the goal of working new works both directly with composers, as well as developing the relationship between music and other art forms. Another important aspect of cross.art's work is the exchange between different musical cultures. Originally centered in Stuttgart, Germany, the ensemble is a group of musicians of the highest level from diverse geographical origins. In his many years of work, the ensemble has performed in several countries in Europe, America and Asia, and several German cities. For the project "NEW BRAZIL", the cross.art comes to Curitiba with Saeko Takayama (violin), Celíne Papion (cello) and Junko Yamamoto (Piano).
Service:
ensemble cross.art
Date: August 21st, Wednesday
Location: Chapel Santa Maria
Time: 8.30PM (8PM Pre-Concert talk)
Admission: R$ 5.00 (single price)
22 de agosto - 17h30
Alexandre Torres Porres
| Del Nunzio, Falleiros, Fenerich, Caron & Guerra |
Um concerto dedicado ao ruído, improvisação e eletrônica é a atração da II Bienal Música Hoje nesta
quinta-feira, 22 de Agosto. Com curadoria de Alexandre Torres Porres, compositor curitibano radicado em São Paulo e Doutor em Sonologia e
Computação Musical pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), o concerto conta
com os compositores e performers Mario Del Nunzio, Manu Falleiros, Alexandre Fenerich, Jean Piérre Caron e Anselmo Guerra. Um concerto focado em
material ruidoso, com elementos de estética "noise", envolvendo elementos acústicos e eletrônicos, com peças
compostas e abertas à improvisação e manipulação eletrônica ao vivo (Live Electronics). back to top
Serviço:
Alexandre Porres, Del Nunzio, Falleiros, Fenerich, Caron & Guerra
Data: 22 de Agosto, Quinta-Feira
Local: SESC Paço da Liberdade
Horário: 17h30 (Pré-Concerto às 17h00) Ingresso: Entrada Franca
Aug.22st - 17.30PM
Alexandre Torres Porres | Del Nunzio, Falleiros, Fenerich, Caron & Guerra
A concert dedicated to noise, improvisation and electronics is the attraction of the Second Biennial Music Today on Thursday, August 22nd, curated by Alexandre Torres Porres, Curitiba composer based in São Paulo and a PhD in Computer Music Sonology from the School of Communications and Arts at the University of São Paulo (ECA / USP). The concert features composers and performers Mario Del Nunzio, Manu Falleiros, Jean Alexandre Fenerich, Piérre Caron and Anselmo Guerra. A concert focused on noisy equipment with elements of aesthetic "noise", involving acoustic and electronic elements combined with composed sections and open to improvisation and Live Electronics.
Service:
Alexandre Porres, Del Nunzio, Falleiros, Fenerich, Caron & Guerra
Date: August 22nd, Thursday
Location: SESC Paço da Liberdade
Time: 5.30PM (5PM Pre-Concert talk)
Admission: Free Admittance
Para a noite de quinta-feira, a II Bienal Música Hoje traz o brilhante pianista norte-americano Adam Marks, apresentando um programa no qual se
pode ouvir e ver o trabalho de compositores brasileiros e americanos da mais recente geração e uma gama de estilos bastante ampla, por
vezes contrastantes. Este concerto torna-se tão especial por fazer parte de um projeto pessoal de Marks, que vem ao Brasil não apenas
para se apresentar e representar o seu país, mas utiliza-se desta oportunidade para pesquisar o trabalho que é feito com a nova música
no Brasil.
Adam Marks atua como músico solista, camerista e educador. Tem se apresentado em salas e festivais importantes nos EUA e Europa. Diretor artístico e
pedagógico de festivais e ensembles, Marks tem se destacado como formador de plateia e professor de novas formas de performance para músicos. back to top
Serviço: Adam Marks
Programa: Hearne, Charney, Puig, Malucelli, Akiho e Davidovsky
Data: 22 de Agosto, Quinta-Feira
Local: Capela Santa Maria
Horário: 20h30 (Pré-Concerto às 20h00) Ingresso: R$ 5,00 (preço único)
Aug.22nd - 8.30PM
Adam Marks | Piano
On Thursday evening, the Second Biennial Music Today presents the brilliant American pianist Adam Marks, featuring a program, in which works by Brazilian and American composers of the latest generation and a range of styles rather wide, sometimes mixed will be performed. This concert is very special because it is part of Marks' personal project. He came to Brazil not only to present some of his countrymen works and represent his country, but also make use of this opportunity to find out more about what it is being done about new music in Brazil. Adam Marks is a soloist, chamber musician and Professor. He has performed at major venues and festivals in the U.S. and Europe. Educational and artistic director of festivals and ensembles, Marks has already introduced new ways of performances to new audiences and musicians.
Service:
Adam Marks
Date: August 22, Thursday
Location: Chapel Santa Maria
Time: 20h30 (20h00 Pre-Concert talk)
Admission: R$5.00 (single price)
Seguindo o princípio de que um festival de música deve não só apresentar concertos, mas também desenvolver uma parte didática de formação, a Bienal Música Hoje apresenta ao público nesta sexta-feira o resultado de sua Oficina de Composição que, ao lado de palestras e mesas redondas, constituiu um painel amplo de discussões e possibilidades de diversas de trocas entre profissionais em diferentes níveis de desenvolvimento, assim como para o público em geral – o Seminário de Inverno de Música Contemporânea em Curitiba.
Para a Oficina de Composição, quatro jovens compositores — Guilherme Bertissolo (Brasil), Morgan Krauss (Estados Unidos), Paul McGuire (Irlanda) e
Rodrigo Bussad (Brasil) – foram selecionados entre mais de quarenta candidatos do mundo inteiro, e trabalharão uma semana com o ensemble cross.art
( Stuttgart, Alemanha - http://www.ensemblecrossart.com/ ) sob a orientação do professor residente da II Bienal Música Hoje, Marcos Balter (Columbia
College Chicago, Estados-Unidos - www.marcosbalter.com/). O resultado deste trabalho pode ser conferido no concerto do dia 23 de Agosto no SESC Paço da Liberdade. back to top
Serviço:
ensemble cross.art | Oficina de Composição da II Bienal Música Hoje
Data: 23 de Agosto, Sexta-Feira
Local: SESC Paço da Liberdade
Horário: 17h30 (Pré-Concerto às 17h00) Ingresso: Entrada Franca
Following the principle that a music festival should not only present concerts, but also develop the educational aspect, the Biennial Music Today presents to the public on Friday the composition workshop pieces, alongside with lectures and debates, this workshop was a vast discussion panel with many exchange possibilities among professionals in different levels of development, as well as the public in general. The "Winter Seminar of Contemporary Music in Curitiba" took place also during this week's activities as part of the workshop.
The Composition Workshop was held for four young composers - Guilherme Bertissolo (Brazil), Morgan Krauss (United States), Paul McGuire (Ireland) and Rodrigo Bussad (Brazil) – They were selected from more than forty candidates from around the world, and have worked for a week together with the ensemble cross.art (Stuttgart, Germany –http://www.ensemblecrossart.com/)
under 2nd Biennial's Resident Composer, Marcos Balter (Columbia College Chicago, www.marcosbalter.com/).
Service:
ensemble cross.art | Workshop Composition II Biennial Music Today
Date: August 23rd, Thursday
Location: SESC Paço da Liberdade
Time: 5.30PM (5PM Pre-Concert talk)
Admission: Free Admittance
A Camerata Antiqua de Curitiba integra a programação da II Bienal Música Hoje com concerto nesta sexta-feira e sábado,
sob direção do maestro e compositor carioca João Guilherme Ripper. A primeira metade do programa traz a estreia de uma nova
obra encomendado pela Camerata Antiqua de Curitiba ao também carioca Marcos Balter, compositor residente da II Bienal Música Hoje e
Diretor do curso de Composição Musical na Collumbia College Chicago (EUA). "Noturno de Neon", de Maurício Dottori,
e a estreia de "Resurrexi, ad Vigiliam et Missam Paschalem", de Márcio Steuernagel. A segunda parte do programa dedica-se integralmente
à obra do próprio Ripper, com a estreia curitibana de "From My Window nº2", escrita durante o período em que o Ripper
atuou como compositor residente na Kean University, New Jersey (2011 - 2012); e finda com "Magnificat", escrita em 2004 para os 30 anos da Camerata
Antiqua de Curitiba, que reafirma, assim, a sua tradição de executar e promover composição de música nova. Ganha a música,
que continua a se renovar através da história, e ganha o público de Curitiba, que se torna parte ativa do momento preciso e precioso da
criação artística. back to top
Serviço:
Camerata Antiqua de Curitiba
Maestro João Guilherme Ripper
Programa: Balter, Dottori, Steuernagel e Ripper
Data: 23 de Agosto, Sexta-feira; 24 de Agosto, Sábado
Local: Capela Santa Maria
Horário: 20h00 (dia 23)e 18h30 (dia 24)
(Pré-Concerto às 19h15 e 17h45, respectivamente) Ingresso: R$ 30,00 (R$ 15,00 meia entrada)
23/24.8. - 20h00/18h30 - Camerata Antiqua de Curitiba
| João Guilherme Ripper, conductor |
The Camerata Antiqua de Curitiba takes part in the 2nd Biennial Music Today both on Friday and Saturday, under composer and conductor from Rio de Janeiro, João Guilherme Ripper. The first half of the program presents the premiere of a new work commissioned by Camerata Antiqua de Curitiba to Marcos Balter, also from Rio, resident composer of the Second Biennial Music Today and Head of the Composition Department, Columbia College in Chicago (USA). Other pieces included in the programa are "Neon Night", by Maurício Dottori and the premiere of "Resurrexi, et ad Vigiliam missam Paschalem", by Márcio Steuernagel. The second part of the program is entirely dedicated to the work of João Guilherme Ripper own compositions including a Curitiba premiere, "From My Window # 2". The piece was written during the time when he was resident the composer at Kean University, New Jersey (2011-2012). His "Magnificat", written in 2004 for the Camerata Antiqua's 30th anniversary closes the concert. With the performance of such a repertoire, the traditional ensemble reassures its unique place once again in promoting new music compositions. That is the best for the cause music, which continues to renew itself through history and the best also for Curitiba's audience.
Service:
Camerata Antiqua de Curitiba
João Guilherme Ripper, conductor
Date: August 23rd, Friday, August 24th, Saturday
Location: Capela Santa Maria
Time: 20:00 (23) and 18.30 (24)
(Pre-Concert talk at 7.15PM and 5.45PM, respectively)
Admission: R $ 30.00 (R $ 15.00 half price)
24 de agosto - 16h00
ao passo que... o Corpo do EsPaço | Composição Eletroacústica
A II Bienal Música Hoje despede-se do SESC Paço da Liberdade com a curta performance "ao passo que... o Corpo do
EsPaço", criação coletiva de Débora Bergamo, Flora Holderbaum, Lilian Nakahodo e Roseane Yampolschi, todas
vinculadas ao Departamento de Artes da Universidade Federal do Paraná. "ao passo que..." explora uma possibilidade de cruzamento
modal entre composição eletroacústica, poesia e performance, a partir da interação de quatro compositoras e das
micronarrativas que surgem na vivência do Paço da Liberdade. Sob a coordenação de Roseane Yamposlchi, lançamo-nos
à procura de sons, palavras e gestos de nossos corpos por esse espaço, nos deparando com o próprio "passo" do
corpo e a imagem-espiral. Passos foram vocalizados, movidos e percorridos, para se desdobrarem em palavras e eclodir em poema sonoro do "corpo do
espaço": back to top
Passo / resp / respi respir respira / respiral / espiral espi esp esp espirar / res ah ah ah-pira respiralar esp espiralar / o passo pas pass / passo do r-espirarl
Serviço:
ao passo que... o Corpo do EsPaço
Yampolschi, Bergamo, Holderbaum & Nakahodo
Data: 24 de Agosto, Sábado
Local: SESC Paço da Liberdade
Horário: 16h00 Ingresso: Entrada Franca
24.8. - 16h00-
whereas ... Space's Body | Performance
The Second Biennial Music Today says goodbye to the SESC Paço da Liberdade with a brief performance " whereas ... Space's Body" collective creation by Deborah Bergamo, Flora Holderbaum, Lilian Nakahodo and Roseane Yampolschi, all active at the Department of Arts of the Federal University of Paraná". The performance explores a cross modal possibility between electroacoustic composition, poetry and performance. From the interaction of four songwriters and micro-narratives that will take live at Paço da Liberdade. Under the coordination of Roseane Yamposlchi, we challenged ourselves looking for sounds, words and our bodies' gestures through this space, coming across our bodies own "pace" and of the spiral-image. The steps were vocalized, moved and traveled to unfold in words and hatch in the sound poem "space's body" (Corpo do Espaço).
Service:
whereas ... Space's Body
Yampolschi, Bergamo, Holderbaum & Nakahodo
Date: August 24rd, Saturday
Location: SESC Paço da Liberdade
Time: 4 PM
Admission: Free Admittance
Na última noite da II Bienal Música Hoje, a Orquestra Filarmônica da UFPR apresenta-se com o Platypus Ensemble
(Viena) sob a regência e concepção artística do Maestro Jaime Wolfson. O concerto aborda distintas formas
de experimentação com espaço e percepção, em um programa de novas obras (quase todas compostas especialmente
para este concerto) que experimentam de diversas formas as possibilidadades oferecidas, tanto pela orquestra, quanto pelos espaços em
que esta encontra-se com o público. O ponto de partida é a obra "Ring", de Georg Nussbaumer, uma espécie de
retrato em miniatura da orquestra através de sons fortemente relacionados a seus integrantes. Uma nova peça do
ciclo "Weiss/Weisslich", de Peter Ablinger, "Hommage à Kafka" de Fernando Riederer, "ETERNA III" de
Jaime Wolfson e uma obra inédita de Nussbaumer "para Orquestra e Público" completam o insólito programa. Consoante
o seu caráter performático, este concerto é alusivo aos 20 anos de outro grande evento da cidade, a Bienal Internacional de
Curitiba, que tem início imediatamente após o término da Bienal Música Hoje, estabelecendo entre ambas as bienais uma
parceria entre a música e as artes em Curitiba. back to top
Serviço:
Orquestra Filarmônica da UFPR & Platypus Ensemble, Maestro Jaime Wolfson
Programa: Nussbaumer, Ablinger, Wolfson e Riederer
Data: 24 de Agosto, Sábado
Local: Teatro da Reitoria
Horário: 20h30 (Pré-Concerto às 20h00) Ingresso: Entrada Franca
24.8. - 20:30 –
Federal University of Paraná Philharmonic Orchestra| Platypus
Ensemble | Maestro Jaime Wolfson
On the last night of the Second Biennial Music Today, Federal University of Paraná Philharmonic Orchestra presents the Platypus Ensemble (Vienna) under the artistic conception of Jaime Wolfson, conductor. The concert focuses on an experiment about space and perception in different ways. The program presents new works (almost all composed specifically for this concert) experiencing the many possibilities provided by both the orchestra and by spaces, in which the public will be met. The starting point is the composition "Ring" by Georg Nussbaumer. In this work sort of miniature orchestra plays sounds strongly related to its members. A new part of the cycle "Weiss / weißlich", by Peter Ablinger, will be heard, plus "Homage to Kafka", by Fernando Riederer, "ETERNAL III", by Jaime Wolfson and an unpublished work by Nussbaumer "for Orchestra and Audience" completes this unusual program. This concert is allusive to the 20 years of another major event in the city, the International Biennial of Curitiba, which begins immediately after the Biennial Music Today, building among both biennials a partnership between Music and Arts in Curitiba.
Service:
Philharmonic Orchestra & UFPR Platypus Ensemble, Jaime Wolfson, conductor
Date: August 24th, Saturday
Location: Teatro da Reitoria
Time: 8.30PM (8PM Pre-Concert talk)
Admission: Free Admittance
25 de agosto- 10h30 - Concerto de Encerramento da II Bienal Música Hoje | - back to top
Final do II Concurso Nacional de Composição Música Hoje
Orquestra Sinfônica do Paraná
| Maestro Márcio Steuernagel | Alessandro Borgomanero, Violino www.teatroguaira.pr.gov.br
A Orquestra Sinfônica do Paraná convida para o concerto de encerramento da II Bienal Música Hoje, com a etapa final do II Concurso Nacional de Composição Música Hoje. Promovido em parceria pelo Centro Cultural Teatro Guaíra, Universidade Federal do Paraná e Bienal Música Hoje, o concurso selecionou anonimamente, dentre obras enviadas por compositores de todo o Brasil, três obras finalistas:
"A menina que virou chuva", de Valéria Bonafé, "De Profundis", do compositor Igor Maia e, de Leonardo Martinelli, "O diálogo entre Vênus, Azrael e Ogum". As três obras serão apresentadas ao público pela Orquestra Sinfônica do Paraná sob regência do maestro Márcio Steuernagel. Nesta competição, o público tem direito a voto e poderá, junto com uma nova banca especializada, escolher o grande vencedor. O compositor da obra vencedora ganhará um prêmio no valor de R$5.000,00 (cinco mil reais) e edição da partitura pela Editora UFPR, além de ter a obra executada na Temporada 2014 da Orquestra Sinfônica do Paraná.
Encerrando com chave de outro, o violinista Alessandro Borgomanero apresenta-se como solista no concerto "Oré-Jacytatá:
cartas celestes nº8", de Almeida Prado, obra composta em 2000 por encomenda do Ministério da Cultura, por ocasião dos
500 anos do descobrimento do Brasil. Ao final do concerto, será anunciado ao público a obra vencedora do II Concurso Nacional de
Composição Música Hoje. back to top
Serviço:
Orquestra Sinfônica do Paraná
Concerto de Encerramento da II Bienal Música Hoje |
Final do II Concurso Nacional de Composição Música Hoje
Programa: Maia, Martinelli, Bonafé e Almeida Prado
Data: 25 de Agosto, Domingo
Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão)
Horário: 10h30 (Pré-Concerto às 9h45) Ingresso: R$ 20,00 (R$ 10,00 meia entrada)
Aug.25th – 10.30AM - Closing Concert II Biennial Music Today |
2nd National Composition Competition Music Today - Finals
Paraná Symphony Orchestra
| Márcio Steuernagel, conductor| Alessandro Borgomanero, Violin
The Paraná Symphony Orchestra invites you to the closing concert of the Second Biennial Music Today. It features the finals of the 2nd National Composition Contest Music Today. Sponsored jointly by the Centro Cultural Teatro Guaira, Federal University of Paraná and Biennial Music Today the competition was held in two separate moments. Three works submitted by composers from all over Brazil were selected anonymously by the jury: "The girl who turned into rain," by Valéria Bonafé", De Profundis ", by Igor Maia and Leonardo Martinelli's "The Dialogue between Venus, Azrael and Ogun". The three compositions will be presented before an audience by the Paraná Symphony Orchestra under Márcio Steuernagel. In this competition, the public has the right to vote and may, along with a specialized jury, choose the winner. The selected work will win a prize of R$ 5,000.00 (five thousand reais) and will have the score published by UFPR Publishers, besides having the work included in the 2014 season of the Paraná Symphony Orchestra.
The concert will come to a closure with the violinist Alessandro Borgomanero as soloist in the Concerto "Oré-Jacytatá: Cartas Celestes No. 8," by Almeida Prado, composed in 2000, commissioned by the Brazilian Ministry of Culture, on the occasion of the 500th anniversary of the Discovery of Brazil. At the end of the concert, the winner of the 2nd National Composition Competition Music Today will be announced to the public.
Service:
Paraná Symphony Orchestra
Closing Concert II Biennial Music Today |
2nd National Composition Contest Music Today – Final concert
Date: August 25th, Sunday
Venue: Auditorium Benedito Muñoz Rocha Netto (Teatro Guaira)
Time: 10.30AM (Pre-Concert talk at 9.45AM)
Admission: R $ 20.00 (R $ 10.00 half price) www.teatroguaira.pr.gov.br
Além da programação oficial da II Bienal Música Hoje e de todas as atividades do
Seminário de Inverno de Música Contemporânea em Curitiba, eventos paralelos, espontâneos
e de organização independente, conectados à música nova, irão acontecer em Curitiba ao
longo do evento. Não deixe de encontrar a música hoje nos Paralelos!
22 de agosto - 23h00
Quinta Jazz + Myotis + Live Electronics
Serviço:
Quinta Jazz + Myotis
+ Live Electronics
Data: 24 de Agosto, Sábado
Local: Wonka Bar (Rua Trajano Reis, 326)
Horário: 23h00 Ingresso: R$ 15,00 (R$ 7,50 meia entrada*)
24 de agosto - 17h00-22h00
BINAURAL | Evento de ruído e performance |
"Music offers a world, and inhability. Noise offers something more like dark matter which may be what allows a structure for
everything else to exist." (Paul Hegarty Noise/Music: a history, p.139)
Bem conhecida é a história da apropriação do ruído pelas práticas musicais ao longo do século XX. Nas duas frases citadas,
Paul Hegarty exprime não apenas uma dicotomia já tradicional entre música e ruído, enquanto instâncias separadas do universo sonoro,
mas aponta também para a possibilidade de integração das duas. Ruído seria não apenas aquilo que estaria excluído de qualquer
universo que se queira música, mas ele seria ele próprio a condição de possibilidade para a formação de qualquer discurso musical
e sua "habitabilidade", sendo, ele próprio, "inabitável".
Sem subscrever acriticamente à tese acima, Binaural é um evento de ruído e performance que se propõe a explorar de diversas maneiras, em cada um dos artistas
que se apresenta, a possibilidade de ,ao contrário, "habitar o ruído". A metáfora da habitação permanece adequada na medida em que
estamos falando de projetos, "músicas", que primam por seu caráter imersivo, de simultaneidade e intensidade de estímulos, indo do puro engajamento
sônico,
até continua sonoro-tátil-visuais que integram a sala e o público em um ritual musical total. Binaural pretende, tampouco, refutar a proposição
de Hegarty, antes demonstrando a inabitabilidade como um extremo em um conjunto de possibilidades, cuja responsabilidade é tanto do ouvinte quanto daquele que expõe o
ruído (o artista). Afinal, o artista de ruído habita, conjuntamente ao público, o espaço que ele próprio cria. back to top
Serviço:
BINAURAL
Evento de ruído e performance
Programa: Yersiniose // Alexandre Porres // Paralyzed Blind Boy // J.-P. Caron // Corpo Código Aberto
Data: 24 de Agosto, Sábado
Local: Espaço Cultural PA (Rua Presidente Farias, 226)
Horário: 17h00-22h00 Ingresso: R$ 8,00
24 a 31 de agosto - 07h30-19h30
Exposição Híbridos | Amanda Gallego
Inspirada pela invenção de criaturas fantásticas e instrumentos imaginários,
em uma leitura visual e lúdica da música contemporânea, a artista Amanda Gallego apresenta
no Espaço PA a exposição Híbridos. A série de ilustrações de
criaturas que se mesclam com instrumentos inventados, alguns sendo concomitantemente corpo e instrumento -
Híbridos - inclui a pequena criatura presente na arte gráfica da II Bienal Música Hoje
(assinada pela designer Débora Marquesi). Os desenhos para esta exposição foram criados
com minúcias de detalhes e conexões orgânicas, de onde nascem os Híbridos. As sequências
de linhas elipsais, redondas, linhas ruidosas, ao redor do Híbrido, criam o som da imagem: órbitas lançadas
no espaço do papel, multiplicando-se, como pedra lançada na água cujas ondas reverberam e se interpelam,
criando novas ondas. O som completa seu espaço e se completa em si. back to top
Serviço:
Exposição Híbridos | Amanda Gallego
Data: 24 a 31 de Agosto
Local: Bicicletária Cultural (Rua Presidente Farias, 226)
Horário: 07h30-19h30 Ingresso: Entrada Franca