Márcio Steuernagel
Fernando Riederer
Lucas Fruhauf
Luiz Malucelli
Vinicius Giusti
::: Produção
Flávia Furtado
::: Apoio Logístico
Círculo de Invenção Musical:
Andre Greboge, Francisco Cardoso Araujo, Luigi D'Angelo,
Paul Wegmann, Pedro Samsel Geraldo, Rafaele Maria Andrade,
Rodrigo Enoque, Santiago Beis e William Lentz
Núcleo de Música Nova (CNPq - EMBAP/UNESPAR):
LaMusa - Laboratório de Música, Sonologia e Áudio
::: Conselho Artístico
Harry Crowl
Maurício Dottori
Marcos Balter
::: Coordenadores
Dr. Felipe de Almeida Ribeiro (EMBAP/Unespar)
Dr. Maurício Dottori (DeArtes/UFPR)
::: Justificativa
Curitiba é um importante centro de
movimentação de arte e música nova, com um grande número
de compositores em atividade; vários deles iniciaram suas atividades na cidade,
porém hoje atuam profissionalmente em diversos lugares do mundo.
Contextualizar
a produção local em um ambiente profissional internacional, trazendo para
a cidade músicos de destaque com um repertório esteticamente arrojado,
impulsionará a região ainda mais no circuito internacional da música
contemporânea através de trocas de ideias, experiências, assim como da
vivência real desta música riquíssima, ainda que pouco divulgada
no Brasil.
Acrescentando o aspecto didático, Curitiba possui quatro faculdades com
graduação em música: a Escola de Música e Belas Artes, a
Universidade Federal do Paraná, a Faculdade de Artes do Paraná, e a Pontifícia
Universidade Católica do Paraná. Nas três instituições, os alunos
possuem uma reduzida vivência em música contemporânea.
Ademais, a realização concomitante e vinculada da Bienal Música Hoje e do Seminário
de Inverno de Música Contemporânea em Curitiba visa sanar um problema comum na
realização de festivais e bienais, a saber, a transitoriedade imanente à natureza
destes eventos: corre-se sempre o risco de, após terminado o evento, não haver
transformação na cidade, e nenhuma produção de conhecimento de médio
e longo prazo.
Semelhantemente, a realização de seminários e simpósios acadêmicos
correm sempre o risco de serem endógenos da comunidade acadêmica, com pouca permeabilidade para a comunidade
em geral. A realização de um evento acadêmico vinculado a uma Bienal aberta ao grande público e
de grande visibilidade na mídia especializada e geral realiza, de fato, a integração entre Pesquisa e
Extensão que está no lastro fundador do conceito de Universidade e ensino superior.
A mistura singular
entre grupos, professores e palestrantes internacionais e nacionais com o que há de mais relevante no campo da
produção musical e científica do gênero em Curitiba, em um evento aberto a alunos das mais
diversas origens, coloca o Seminário de Inverno como uma encruzilhada seminal, um ponto de encontro privilegiado
para a pesquisa em música nova.