Sobre a Bienal Música Hoje

 

IV Bienal Música Hoje


A Bienal Música Hoje é a junção de várias forças em torno do ideal da diversidade musical que é produzida hoje. Forças estas também em si diversas e ecléticas: desde instituições como a Universidade Federal do Paraná, a Universidade Estadual do Paraná/Escola de Música e Belas Artes do Paraná, a Fundação Cultural de Curitiba e a Vlaanderen Produções culturais; coletivos como a Associação Platypus da Áustria e o Círculo de Invenção Musical de Curitiba, até o empenho de músicos, grupos, professores e indivíduos. Iniciada e dirigida pelo Ensemble entreCompositores, a Bienal Música Hoje é uma extensão dos princípios deste coletivo que defende a experimentação e, com uma generosidade estética, abre espaço para o trabalho de quem se dedica à música nova, criando, interpretando e, principalmente, ouvindo.


Composta de concertos, palestras e oficinas, a Bienal Música Hoje apresenta e discute alguns dos novos caminhos da música, colocando a produção local, nacional e internacional em diálogo e troca. E, a despeito das dificuldades econômicas e políticas do país, vem mostrar que novos caminhos e ideias ainda possuem força de aglutinar e inspirar.


A quarta edição segue este mesmo espírito buscando promover um maior intercâmbio com parceiros novos e já conhecidos. O curso de composição expande-se para uma oficina de composição para orquestra, orientada e regida pelo maestro Antônio Carlos Borges-Cunha (UFRGS) à frente da Orquestra Filarmônica da UFPR. O já tradicional Concurso Nacional de Composição Música Hoje prossegue em parceria com a Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba. E o melhor da produção dos grupos e compositores locais continua encontrando-se com a música de hoje do Brasil e do mundo, afirmando, em conjunto com outros eventos com o SiMN (Simpósio Internacional de Música Nova), cada vez mais Curitiba como a capital da música nova no Brasil.


Fundado em 2002 por então alunos de composição da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, os atuais membros do Ensemble entreCompositores estão espalhados pelo mundo, e são: Márcio Steuernagel, Vinicius Giusti, Fernando Riederer e Lucas Fruhauf.

 

 

 

link para o site do entreCompositores



voltar ao topo ^

Realização



Produção


Apoio Institucional



Apoio




Parceiros





 

IV BMH - Bienal Música Hoje - 2017 © todos os direitos reservados - Desenvolvido por unigraf/proec - wmv